É tempo de desfrutar do crescimento dos bebés:
- Os coelhos nascem surdos, cegos e sem pêlo.
- Ao 3.º dia aparece uma pequena pelagem.
- Podem aparecer umas crostas brancas, que provavelmente serão sal. Se assim for é normal.
- Entre o 7.º e o 11.º os coelhos devem abrir os olhos. Se passar dos 12 dias e os coelhos ainda não os tiverem aberto, comece a colocar soro fisiológico nos olhos com cotonetes, com muito cuidado. Nunca deve forçar a sua abertura ou puxar as pálpebras, os coelhos abrirão os olhos por si. Se até ao 15.º dia ainda não estiverem abertos deve-se levar o coelho ao vet porque existe risco de cegueira. Depois de abertos devem ser sempre observados, pois se um dos olhos voltar a fechar o risco de cegueira em menos de 24 horas é elevadíssimo.
- Após a abertura dos olhos poderá fazer uma limpeza geral à gaiola (sem nunca deitar o ninho fora).
- Na 2.ª semana, após abertura dos olhos, os coelhos começam a aventurar-se a sair do ninho.
- Entre a 2.ª e a 3.ª semana começam a comer feno.
- Perto da 4ª semana começam a comer ração e a beber água (sempre preferível bebedouros de esfera para evitar afogamentos e contaminações por fungos). Deve colocar o bebedouro a uma altura a que os bebés lhe consigam chegar.
- Na 4.ª semana pode soltar os pequenos com a mãe, para darem umas corridas e brincarem. Os coelhos são muito curiosos e mudam rapidamente de direcção enquanto correm. Estas saídas são muito importantes para o seu desenvolvimento, quer a nível cardíaco quer a nível respiratório.
- Até à 6.ª semana os coelhos podem continuar a mamar, mas após isso o leite escasseia.
- Na 7.ª semana deve ser feito o desmame. Preferencialmente devem colocar-se os coelhos numa gaiola separada para se habituarem a comer ração e tornarem-se independentes.
- Na 8.ª semana (2 meses) os bebés estão prontos a serem entregues aos novos donos.
- Relativamente a legumes o conselho geral é que se comecem a dar às 12 semanas, mas as coisas mais básicas (salsa, couve, maçã, cenoura e brócolos) podem ser introduzidas uma de cada vez a partir das 4 semanas.
Nota: Às vezes junto ao umbigo dos pequenotes fica um género de papo de