Qualidade dos materiais
Aposte sempre em materiais de qualidade. Verifique a resistência e possível durabilidade das partes em plástico, assim como a sua grossura (muito finas facilmente se partirão). Quanto ao gradeamento verifique se é galvanizado (aspecto metalizado, mas com um tratamento específico para evitar a ferrugem) ou plastificado (neste caso verifique se não é apenas tinta normal que possa sair facilmente quando o coelho roer as grades, mas sim uma tinta plastificada resistente e sem falhas na pintura). Qualquer uma das opções anterior é boa desde que seja de qualidade.
Tamanho
Quanto maior, melhor (desde que caiba no espaço que lhe atribuiu e a possa pagar). Em termos de medidas mínimas convém que, em adulto, o coelho consiga pôr-se em duas patas e consiga esticar-se na gaiola já contando com o espaço que será tomado pelos acessórios que a gaiola irá conter.
Para uma gaiola confortável costuma-se considerar uma boa medida os saltos que o coelho pode dar ao percorrê-la. Considera-se uma gaiola confortável aquela onde o coelho adulto possa dar 4 saltos.
Deverá assegurar-se que a gaiola é segura para o seu coelho. Não deverá ter zonas no gradeamento que o possam ferir nem zonas que possam propiciar acidentes. Lembre-se que as aberturas no topo propiciam quedas e pernas partidas (por ficarem presas no gradeamento) e que as gaiolas que têm fundo com gradeamento afectam as patas do seu coelho.
Localização das aberturas
Existem quatro tipo de aberturas de gaiolas: as aberturas no topo, as aberturas frontais, as aberturas laterais e os gradeamentos que se deslocam parcialmente.
Aberturas no topo: são muito úteis para o dono. Este tipo de aberturas é ideal quando se quer reabastecer o feno ou dar a dose de ração pois permite o fácil acesso aos acessórios.
Aberturas frontais: são as melhores para facilitar o acesso do coelho à gaiola, já que as gaiolas que têm apenas abertura no topo podem propiciar acidentes.
Aberturas laterais: este tipo de aberturas é útil quando se quer acrescentar acessórios à gaiola sem retirar espaço interior (por exemplo anexar um abrigo).
Gradeamentos que se deslocam parcialmente: muito úteis, pois dão uma grande liberdade de movimento. Contudo não costumam ter outras aberturas, o que pode dificultar algumas acções (por exemplo se não se quiser que o coelho saia enquanto se volta a encher o suporte do feno é mais fácil fazê-lo através de uma abertura no topo do que com metade da gaiola aberta).